-
Arquitetos: Pepe Gascón Arquitectura
- Área: 406 m²
- Ano: 2020
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada nas encostas do parque natural Sant Llorenç del Munt i l'Obac e, portanto, em um ambiente de grande valor paisagístico e natural. Insere-se num contexto residencial de baixa densidade, em que uma sucessão de habitações unifamiliares isoladas se camufla na paisagem envolvente. Todas elas assentadas em terrenos de grandes dimensões e inclinações.
Duas premissas estão na base das decisões do projeto: O nível de ocupação da casa no terreno deve oferecer privacidade e intimidade em relação à rua, permitindo ao mesmo tempo que a transição interior/exterior seja permeável e fluida.
O nível 0 da casa - juntamente com o volume que ela projeta - deve respeitar e manter o máximo possível a rica vegetação nativa pré-existente. Assim, a casa é rodeada de carvalhos e arbustos mediterrâneos.
Uma variável importante deve ser adicionada: o lote está orientado para o sul devido à sua fachada voltada para a rua. Desenhar a planta em “U”, permite-nos dispor de um pátio intermediário onde se situa a piscina, para a qual se dirigem as estadias diurnas.
Esta solução garante a privacidade da casa e torna-se a espinha dorsal do seu programa: espaço de acesso central - aberto, flexível e altamente permeável ao exterior - que separa o dia da noite. Assim, o microcosmo da casa se desenvolve em torno desse pátio intermediário e sua piscina.
Uma escada em caracol leva-nos ao pavimento superior, onde o estúdio e o seu terraço horizontal ligam à fantástica paisagem e natureza que nos rodeia. A abstração do concreto que envolve a casa - como um peitoril - dilui-se no verde que a circunda. Um piano preside o espaço central da casa, onde os proprietários, amantes da música, a desfrutam em contato com a natureza.